Tuesday, August 7, 2012

Cloud Consulting | Consultoria Cloud

A tecnologia é muitas vezes uma incógnita para as empresas. Todos os dias os decisores são inundados por informação sobre novas tendências, tecnologias, metodologias, entre outros.  A informação chega das mais diversas formas e canais: newsletters, imprensa e muitas vezes os próprios colaboradores."A tecnologia X é a última tendência do mercado" ou "Já conhece a tecnologia Y? É a next big thing!" são frases passíveis de ser proferidas por colaboradores que pretendem influenciar a realidade empresarial em que trabalham de um modo positivo e inovador. E, no final, como conseguem os decisores lidar com tanta informação?

Não conseguem.

A verdade é que é extremamente complicado estar a par de todas as tendências e inovações tecnológicas. Ainda assim há quem tente fazê-lo. Se por um lado é compreensível que uma empresa tente gerir a inovação dentro de portas, esta tarefa é avassaladora. E a consequência disto, como caricaturado abaixo, é uma dificuldade em responder a planos concretos propostos devido à dificuldade em avaliar o sucesso dos mesmos.

December 08, 2009

O Cloud Computing não é excepção. Mais ainda, tem um conjunto de características que fazem com que a mudança não seja apenas tecnológica mas muitas vezes do próprio negócio. E por esse motivo é importante poder contar com empresas que ofereçam o seu know-how e experiência de modo a "tornar a viagem o mais tranquila possível".

O conceito de Cloud Consulting é claro. Serviços de consultoria direccionados para a Cloud. Existem várias possibilidades no que respeita ao serviço a ser prestado, de um ponto de vista técnico:
  • Migração de aplicações para a Cloud.
  • Implementação de cenários de Backup e Disaster Recovery.
  • Ambientes de desenvolvimento e qualidade virtualizados.
  • Infra-estrutura de suporte a aplicações, para processamento em grande escala.
Os exemplos acima são apenas alguns entre os que até hoje tive oportunidade de encontrar. São desafios tecnológicos que juntam clientes e equipas de desenvolvimento num objectivo comum: adaptar o que têm ou pretendem ter a um cenário Cloud.

Apesar de serem desafios muito interessantes do ponto de vista tecnológico, gostaria de me focar na componente de negócio associada a modelos Cloud.

Como já tive oportunidade de referir, e como frequentemente digo de forma coloquial, a Cloud é o negócio do "pinga-pinga". E aqui começa o verdadeiro desafio para as empresas, no que respeita ao seu negócio. Aliás, o tema tem uma importância tal e é de tal maneira diferente da realidade usual, que muitos advogam que a melhor alternativa é criar unidades ou mesmo empresas distintas dentro de um mesmo grupo para gerir a realidade Cloud.Tudo isto porque existem particularidades na tecnologia e na forma de a utilizar que mudam radicalmente a forma como, por um lado, as empresas pagam pelos serviços, e por outro a forma como os clientes finais pagarão pelos mesmos serviços à empresa.

Por tudo isto, é imperativo encarar não só a vertente tecnológica mas também a vertente de negócio da Cloud. E não me refiro apenas a empresas que pretendam oferecer os seus produtos a clientes numa óptica de serviço. Estou também a contemplar todas as empresas que queiram tirar partido da tecnologia, porque também para essa utilização interna se torna necessário definir um plano e uma abordagem a seguir.

Algo que tem resultado bastante bem na forma como discuto com algumas empresas o negócio da Cloud é a abordagem Business Model Canvas. Guardando descrições detalhadas para outro post, esta é uma forma detalhada de identificar as várias componentes desta nova abordagem, servindo depois como base para um Business Plan mais detalhado.

As empresas podem tirar partido da experiência em Cloud que outros possuem, fruto de implementações e projectos (uns melhores e outros menos bons). E é inegável que tirar partido de Cloud Consulting para isso em vez de "percorrer o caminho sozinho" permitirá às empresas começarem a usufruir das vantagens mais cedo.

No comments:

Post a Comment